Cultura corporativa

A “chave para o sucesso” de uma empresa, muitas vezes não é exatamente algo tão simples como uma chave, muito menos tão instantânea quanto o virar desta chave. Salvo poucas exceções, o sucesso de uma empresa é um processo contínuo da aplicação e transmissão de suas ideias, visões, e seus valores, seja internamente ou externamente.

Esse conjunto de elementos é o que chamamos de “Cultura Corporativa”. Ela que define qual o tipo de empresa em questão, seu público-alvo, a gestão de seus funcionários e processos, seus objetivos, metas e seu posicionamento no mercado. É o que pode levar uma empresa a ser considerada conservadora, moderna, jovem, tradicional, entre outros adjetivos que definem de forma geral qualquer empresa de qualquer setor.

A cultura corporativa, quando bem definida e aplicada, leva à uma melhor presença e consolidação de sua empresa. Ela resulta em profissionais mais engajados em crescer junto da empresa, ao invés de individualmente. Também permite que funcionários entendam sua função dentro do todo, bem como qual sua importância para que os valores da empresa se propagem. A comunicação, alinhamento de expectativas, necessidades e obrigações todas se dão a partir de uma cultura bem definida e transmitida, o que em consequência permitem uma melhor produtividade e sinergia com seus clientes.

Da mesma forma, uma empresa cuja cultura, missão e valores não são bem definidos acaba se tornando uma empresa sem identidade. A falta de um norte no comportamento, na política organizacional e nas expectativas internas e externas pode se tornar um obstáculo para a melhor compreensão de tarefas, abordagem de clientes, entre outros. A cultura mal definida e propagada pode impedir um melhor desenvolvimento e crescimento de uma empresa.

Entre os elementos responsáveis pela afirmação da cultura corporativa, a arquitetura (ou ambiente corporativo) é um dos mais importantes. Um dos papeis de um arquiteto corporativo é identificar, analisar e traduzir a cultura de uma empresa no espaço de seu escritório. O ambiente projetado deve permitir e encorajar que a cultura se propague sem dificuldade. Veja abaixo alguns de nossos projetos e quais valores buscamos transmitir em cada um deles!

Referências: Endeavor Brasil

 

Transparência, Sofisticação, Segurança
Transparência, Sofisticação, Segurança
Marca (Branding), Versatilidade, Crescimento
Marca (Branding), Versatilidade, Crescimento

 

Clareza, Descontração, Colaboração
Clareza, Descontração, Colaboração
Clareza, segurança, acolhimento
Clareza, segurança, acolhimento