Escadas pelo Mundo

A Arquitetura e o Design são dois itens muito presentes em minha vida e da Isabella. Algo tão natural do cotidiano que quase que não percebemos que estamos colocando um certo olhar diferenciado naquele objeto ou outra coisa.

O trabalho de arquitetura pode estar presente em diversos locais. As escadas não ficam de fora dessa lista.

Usando a criatividade, alguns arquitetos conseguiram criar verdadeiras obras com belos projetos de escadarias.

Em todo o mundo é possível encontrar opções curiosas e originas do tipo.

Mas algumas escadas dessas pelo mundo são tão belas que acabam se tornando um passeio e um show para os olhos. Há algum tempo temos colocado imagens de escadas diferenciadas em nosso Instagram (@lparqui), e realmente tem feito um sucesso absoluto.

Mediante a todo esse interesse por essa imagens de escadas tão lindas que temos postado, resolvemos fazer uma matéria apenas sobre elas. Sejam elas naturais e seculares ou feitas com muita arte.

Conheçam nas imagens a seguir algumas dessas maravilhas que tanto nos apaixonam:

 

 

 

A ilha de Santorini, na Grécia, é conhecida por suas escadarias que formam um visual incrível. Uma delas teve origem em 1715, quando os habitantes do lugar decidiram construir uma escada para o lado grande da montanha, para que eles pudessem caminhar até o seu topo. Com o passar dos tempos, todo tipo de transporte era feito por ali e, em 1930, a escadaria foi melhorada, ficando mais parecida com essa que conhecemos hoje.

escadas-santorini

 

Em 1979, um teleférico chegou para dar o toque final ao lugar, mas os passeios de burro — que no início só serviam como transporte — ainda são os favoritos!

 

Awaji Hyakudanen, no Japão, é um conjunto de edifícios da ilha de Awaji. Um dos jardins do local é o chamado jardim nível 100, composto por 100 quadrados com jardins menores. O preço a pagar para observar toda a variedade de flores é encarar uma série de pequenas escadas.

escadas-awaji-hyakudanen-japao

Awaji Hyakudanen foi construído como um memorial do grande terremoto de Hanshin, em 1995, ao lado de uma montanha que teve uma parte retirada no início dos anos 90 para a construção de ilhas artificiais em Osaka Bay

Foto: Wikimedia Commons

 

A escadaria Chand Baori já é famosa na Índia. Localizada na aldeia de Abhaneri, perto de Jaipur, no estado indiano de Rajasthan, ela possui 3.500 degraus bastante estreitos. Além de uma atração para quem visita o país, é uma das depressões mais profundas que existem por lá.

escada-chand-baori-maravilla-mundo

A Chand Baori foi originalmente construída com a intenção de conservar o máximo de água possível. No fundo do poço a temperatura costuma ser entre cinco e seis graus mais fria do que na superfície, o que virou um ponto de encontro para a população nos dias de calor

Foto: Doron/Wikimedia Commons

Mas eu e a Isa Adoramos arte, e você já deve ter percebido isso em diversas matérias com o tema que fazemos em nossas Redes Sociais , que vão desde séries fotográficas à arte de rua. Por isso mesmo, também queremos mostrar agora as escadas fascinantes pelo mundo que levam a arte em seus degraus:

1 – Seul, Coréia do Sul

arte-escada-1-koreia

 

2 – Valparaíso, Chile

arte-escada-2-valparaiso

3 – Valparaíso, Chile

arte-escada-3-valparaiso

 

4 – São Francisco, Califórnia

arte-escada-4-sao-franscico

5 – São Francisco, Califórnia

arte-escada-5-sao-francisco

 

6 – Angers, França

creative-stairs-street-art-5-1

 

7 – Sicília, Itália

arte-escada-7-italia

8 – Wuppertal, Alemanha

arte-escada-8-alemanha

 

9 – Beirute, Líbano

arte-escada-9-libano

 

10 – Beirute, Líbano

arte-escada-10-libano

 

11 – Istambul, Turquia

arte-escada-11-turquia

 

 

 

 

 

12 – Escadas da paz, Síria

arte-escada-12-siria

13 – Teerã, Irã

arte-escada-13-ira

14 – Rio de Janeiro, Brasil

arte-escada-14-rj