Grandes arquitetos do mundo moderno

Por acaso você já parou para pensar na importância que os arquitetos têm para o mundo e no papel que a arquitetura tem em melhorar a vida das pessoasGrandes arquitetos do mundo moderno revolucionam o nosso modo de viver, sempre procurando meios de melhorar a qualidade de vida das pessoas de acordo com mudanças e evoluções, como as tecnológicas por exemplo. Você pode não ter conhecido pessoalmente ainda nenhuma construção projetada por um grande arquiteto, mas certamente vários projetos arquitetônicos que você conhece foram influenciados por grandes mestres.

 

“De um traço nasce a arquitetura. E quando ele é bonito e cria surpresa, ela pode atingir, sendo bem conduzida, o nível superior de uma obra de arte.” – Oscar Niemeyer

 

Os arquitetos podem não ter a mesma notoriedade que outros grandes artistas, como acontece com os pintores. Ainda assim a importância deles é indiscutível, tanto pela necessidade da civilização quanto como forma de expressão artística e estética. Por isso, a fim de fazer uma homenagem àqueles que tanto nos inspiram, trouxemos uma lista com os grandes arquitetos do mundo moderno. Alguns reconhecidos por obras inovadoras, outros famosos por criações icônicas, outros por serem visionários.

 

Conheça alguns dos grandes arquitetos do mundo moderno

– Frank Lloyd Wright: para o AIA – The American Institute of Architects – Frank Lloyd Wright é “o maior arquiteto americano de todos os tempos”. Sempre à frente de seu tempo nas formas, nos métodos e nos conceitos, ele criou mais de mil obras durante sua vida, dentre casas, escritórios, igrejas, bibliotecas e museus. Foi premiado com a Medalha de Ouro pelo The Royal Institute of British Architects e pelo AIA. Seus projetos arquitetônicosforam marcados pela apreciação pela natureza e pelas formas orgânicas que parecem se fundir com o meio ambiente.

Grandes arquitetos do mundo moderno

Museu Guggenheim em Nova Iorque, um dos projetos arquitetônicos mais famosos de Frank Lloyd Wright. – Imagem do Wikipedia.

– Renzo Piano: a revista Time classificou Renzo Piano como uma das 100 pessoas mais influentes de 2008.Arquiteto italiano vencedor do Prêmio Pritzker em 1998, por ter redefinido a arquitetura moderna e pós-moderna, também levou a Medalha de Ouro do AIA em 2008, e o Sonning Prize da Dinamarca. Um arquiteto high tech, com projetos arquitetônicos que priorizam o conforto e a serenidade e com um jeito único de aplicar detalhes e materiais.

Grandes arquitetos do mundo moderno

A London Bridge Tower, símbolo de Londres, foi projetada pelo arquiteto Renzo Piano. – Imagem de Renzo Piano Building Workshop.

 

– Frank Gehry: descrito pela revista Vanity Fair como “o arquiteto mais importante da nossa era”, Frank Gehry é conhecido por ter estabelecido o precedente da arquitetura contemporânea. Seus projetos arquitetônicoscom formas desconstruídas, sua habilidade em manipular o espaço e as superfícies, o ajudaram a ganhar prêmios como o Priktzer e a Medalha de Ouro do AIA. Alguns o descrevem como um fenômeno da arquitetura e suas obras atraem os olhos de turistas de toda parte.

Grandes arquitetos do mundo moderno

Um dos projetos arquitetônicos mais conhecidos mundialmente, o Museu Guggenheim em Bilbao é do arquitetoFrank Gehry. -Imagem do The Building – Guggenheim Museum Bilbao.

 

– Tom Wright: foi um único projeto arquitetônico que fez Tom Wright ser considerado um dos grandes arquitetos do mundo moderno. Mas uma obra apenas seria suficiente? Com certeza, quando essa obra é o Burj Al Arab, de Dubai, um dos projetos arquitetônicos mais surpreendentes, luxuosos e famosos dos últimos anos. Seu papel era criar um ícone para Dubai, assim como a Torre Eiffel é para Paris, e todos sabemos que ele não só cumpriu sua função, como superou expectativas.

Tom Wright - Grandes arquitetos do mundo moderno - Projeto Burj Al Arab

projeto arquitetônico do Burj Al Arab alçou Tom Wright à lista dos grandes arquitetos da atualidade. – Imagem de WKK Architects.

 

– Zaha Hadid: o mundo dos grandes arquitetos é sem dúvida dominado por homens. Contudo, a arquiteta iraquiana Zaha Hadid veio para mudar esse cenário. Primeira mulher a levar o Prêmio Pritzker (2004), ela teve que vencer muitas barreiras para chegar onde está. O design de seus projetos arquitetônicos é considerado futurístico, fora do convencional, ousado. Não à toa, em 2008 ela foi eleita pela Forbes a 69ª mulher mais poderosa do mundo.

Zaragoza Bridge Pavillion

Zaragoza Bridge Pavillion, um dos notáveis projetos arquitetônicos que mostra bem o estilo de Zaha Hadid. – Imagem de Zaha Hadid Architects.

 

– Oscar Niemeyer: o maior arquiteto brasileiro também está entre os grandes arquitetos do mundo moderno. Niemeyer não apenas contribuiu para dar uma nova identidade à arquitetura brasileira, como também foi pioneiro em usar o concreto armado esteticamente. Para quem só conhece suas famosas obras no Brasil, saiba que ele tem reconhecimento internacional por seus projetos arquitetônicos feitos em outros países. O arquiteto brasileiro recebeu seu Prêmio Pritzker em 1988.

Centro Cultural Internacional Oscar Niemeyer

Centro Cultural Internacional Oscar Niemeyer, na Espanha, é o maior projeto do arquiteto na Europa.