Moradia para Idosos – 2 parte

O Brasil está envelhecendo e nossas famílias estão menores e mais atarefadas a cada geração. Somos um país com um número cada vez maior de idosos, que a cada dia precisa de mais cuidado, carinho e de atenção especial.

Já falamos aqui sobre moradia para Idosos e acreditamos que existam corporações que possam transformar a sociedade promovendo um ambiente onde as pessoas sintam-se inspiradas a dar o melhor de si. Entendemos que cuidar de pessoas é parte de um significado maior. E em um país com a população de idoso cada vez maior, é preciso pensar no futuro das nossas famílias.

Estamos  exatamente falando sobre a BLS (Brasil Senior Living) uma empresa que criou um  projeto ambicioso: a criação de uma rede de moradias para idosos que promete oferecer qualidade a um preço abaixo da média. E, ainda, que consiga remover a aura triste que pode permear lugares do tipo.

Esse novo projeto tem 80 moradores, mas há vagas para até 115 idosos. O plano é abrir outras 29 casas no Brasil, sendo seis na capital paulista, em bairros como Ipiranga e Campo Belo.

cora6
cora5
cora3

 

Em instituições que mesclam pessoas com alta fragilidade e outras com autonomia, acaba prevalecendo um cuidado centrado na doença e não no sujeito. E é exatamente essa a diferença dos projetos da BLS. O cuidado com as pessoas que ali estão morando.

Em outro ponto que pesquisamos, alguns  gerontologistas da USP  desejam  que o governo crie mais instituições públicas para idosos, de modo a atender pessoas de classe C e D. No Brasil, há a cultura de cuidar do idoso em casa, mas isso fica difícil à medida que as pessoas vivem mais e têm menos filhos. No caso de pessoas debilitadas, a ILPI é mais indicada, pois oferece melhor assistência.

Numa tentativa de tirar o estigma dos asilos, os espaços são chamados de ILPIs (Instituição de Longa Permanência para Idosos).

cora2

Mas é muito importante, que essas instituições e novos projetos fiquem em bairros estratégicos da cidade, para que os familiares possam sempre passar e fazer uma visita aos parentes idosos a qualquer hora, sem restrição de horários.

cora
cora4

 

Desta forma, existirá sempre o respeito pelo momento atual de cada um da família sem deiar de existir o mais importante: O amor.