O MASP e MAC de Niterói entre os edifícios mais belos do mundo, segundo o Business Insider

O website Business Insider perguntou aos arquitetos de sua rede de contatos qual o edifício mais belo do mundo. Entre as 22 respostas, três projetos brasileiros se destacam, o Congresso Nacional em Brasília e o MAC de Niterói de Oscar Niemeyer, e o MASP, de Lina Bo Bardi.

O Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) é um museu de arte contemporânea brasileira localizado na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, no Brasil. A obra foi inaugurada no dia 2 de setembro de 1996. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o MAC tornou-se um dos cartões-postais de Niterói. Destina-se principalmente a obras pertencentes à arte contemporânea brasileira da década de 1950 até hoje.

MAC de Niterói
MAC de Niterói
MASP
MASP

 

Com 16 metros de altura, o MAC nasce do chão numa base cilíndrica única de 9 metros de diâmetro que sustenta todo o prédio, ancorada numa sapata gigante de dois metros de altura. Um espelho d’água com 817 m² de superfície e 60 centímetros de profundidade, confere leveza à construção.

Todo o museu foi ambientado segundo projeto de mobiliário de Anna Maria Niemeyer. O projeto estrutural ficou a cargo do engenheiro Bruno Contarini, que trabalhou com Oscar Niemeyer em muitas outras obras, inclusive a da revolucionária estrutura da Universidade de Constantine, na Argélia.

MAC Niteroi
MAC Niteroi
MASP
MASP
MAC Niteroi
MAC Niteroi

 

Por outro lado o MASP O Museu de Arte de São Paulo foi construído graças à ideia de Pietro María Bardi, marido de Lina, junto a Assis Chateaubriand, que em 1946, decidem criam um novo museu de arte em São Paulo. Inicialmente, este museu funcionava no segundo andar do edifício dos Diários associados, com uma área de 1000 metros quadrados, inaugurado em 1947. A ideia sempre foi realizar exposições periódicas, promovendo os aspectos didáticos da arte com concursos e conferencias, e abrir escolas sobre diversos temas.

O Masp é um conjunto sofisticado de projetos – urbanístico, arquitetônico, estrutural e de instalações – extremamente coesos que resultam em uma imagem vigorosa, afirmativamente simples. Chegar ao Masp provoca um imediato bombardeio de sensações em sinestesia, comuns a todos, arquitetos ou não.

MASP
MASP
MAC Niteroi
MAC Niteroi
MASP
MASP

 

Os dois projetos se encontram entre os projetos mais belos do mundo. Para nós Arquitetos ou não, é com grande orgulho que recebemos a noticia de estarmos tão bem conceituados pelo mundo.