Qual a importância da (boa) fotografia na Arquitetura?

A primeira fotografia da história foi uma fotografia de arquitetura, tirada por Niépce (inventor francês responsável por uma das primeiras fotografias) em uma exposição de 8 horas!

Projeto Leonetti Piemonte Piemonte
Projeto Leonetti Piemonte Piemonte
Projeto Leonetti Piemonte
Projeto Leonetti Piemonte
Projeto Leonetti Piemonte
Projeto Leonetti Piemonte

 

Por algum tempo, por causa das limitações técnicas, este foi um dos únicos assuntos possíveis de ser registrado através da fotografia. Com a evolução da tecnologia, a fotografia tomou diversos rumos. A fotografia de arquitetura, por exemplo, se apropria da linguagem de representação que veio antes, ou seja, fez uso do desenho arquitetônico como inspiração.

Nos dias de hoje, como bem sabemos, as publicações que giram em torno da arquitetura só são possíveis graças à fotografia, sejam sites, portfolios, redes sociais, revistas impressas, blogs, etc. Esta importância se deve ao fato que nós, como curiosos da arquitetura, iremos conhecer uma proporção infinitamente maior de obras arquitetônicas através de imagens em relação ao que iremos ver presencialmente, ainda mais se tratando de projetos e residências de uso privado.

Na verdade a importância da fotografia na Arquitetura são muitas! Principalmente no que diz respeito ao aprimoramento, seleção da luz, enquadramento, composição, ritmo, harmonia, a arte em si. Afinal, uma obra bem fotografada é um registro que irá durar para sempre, para divulgar os trabalhos realizados pelo Arquiteto.

Projeto Leonetti Piemonte
Projeto Leonetti Piemonte
Projeto Leonetti Piemonte
Projeto Leonetti Piemonte
Projeto Leonetti Piemonte
Projeto Leonetti Piemonte
Projeto Leonetti Piemonte
Projeto Leonetti Piemonte

 

Um profissional de fotografia qualificado e experiente, com uma história apresentada em portfólio diferenciado, pode contribuir para construir a história do profissional de arquitetura, moldar seu portfólio, registrar os trabalhos realizados de maneira permanente, pronto para serem consultados por qualquer interessado, principalmente pelo Cliente.

lpa-3051
lpa-3071
lpa-2951
lpa-3050

 

Esse registro da obra do Arquiteto facilita a atualização de sites, impressos, book e transmissão de dados por qualquer meio. Cada obra realizada precisa de uma produção fotográfica de qualidade para valorizar a história e o projeto do Arquiteto. E não se consegue uma produção fotográfica de qualidade sem equipamentos de qualidade!

E qual o melhor momento para se registrar a obra do Arquiteto? Em geral, assim que a obra é terminada, porém antes de ser entregue. Desta forma, consegue-se fotografar detalhes que, após a entrega, ficam mais difíceis ou impossíveis. Paisagismo, por exemplo, pode mudar em um dia. Escritórios corporativos não retornam ao original após a entrada dos funcionários. Algumas obras, além do registro final, podem ter registros fotográficos periódicos, servindo de histórico das fases da construção.

lpa-3077

Projeto Leonetti Piemonte

Através de mix da comunicação visual é possível produzir projetos arquitetônicos, criando vídeos e fotos que marquem a identidade da empresa de arquitetura.

As imagens abaixo resumem um pouco do que foi descrito.

As fotos reúnem experiência do fotógrafo, equipamento de qualidade, boa iluminação e enquadramento, tudo resultando em um registro harmonioso.

IMG_6637
IMG_6634
IMG_6691 Baixa