Correcta Alimentos

cidade: São Paulo

área do projeto: 8.000,00m² / 900,00m²

ano: 2013

equipe de arquitetura: Leonetti Piemonte Arquitetura

créditos fotografia: Julio Menezes

A sede da Correcta Alimentos foi projetada pela LPA no final de 2013, e consistiu de uma revalorização do local da ocupação da empresa no Moinho Água Branca, construído em 1950 no bairro do Jaguré. A empresa, assumindo a administração do mesmo, buscou criar seu centro administrativo próximo à indústria. A LPA foi responsável por realizar o processo de retrofit da estrutura existente, ou seja, readequar a edificação para o uso corporativo, mantendo suas características principais e reconfigurando seu interior para refletir a imagem e valores da empresa. Além do projeto da edificação, a LPA também foi responsável pela reconfiguração e revalorização do jardim de 8.000m² no qual a residência se insere.
Com cerca de 65 funcionários, a área administrativa da empresa possui uma rotina bastante operacional, o que resultou em um layout com pouca hierarquia em um espaço aberto, salvo departamentos que necessitam de maior privacidade. O layout se desenvolve em torno de um jardim coberto, banhado por luz natural, que está localizado próximo à recepção. A partir dele se localizam as salas de reunião e acessos para o staff e gerência. As aberturas foram muito privilegiadas neste projeto, buscando a luz natural em todos os ambientes de longa permanência. Por esta razão a área do staff é toda envidraçada e tem vista para o parque, o que promove uma integração com a natureza.
O partido do projeto foi o de preservar ao máximo a arquitetura original da casa, uma vez que é uma edificação muito bonita com linguagem modernista. Os acabamentos utilizados na fachada como o cobogó e os mármores são originais da construção e foram todos restaurados. As salas de reunião e gerência formam um bloco fechado, todo revestido em Alucobond, no centro da construção e o restante do layout acontece em volta deste bloco. Os ambientes são predominantemente brancos para trazer a imagem de higiene e tecnologia que a indústria alimentícia pede. A integração e transparência são conceitos fundamentais do projeto.