Nespresso Expertise Center

cidade: São Paulo

área do projeto: 165,00m²

ano: 2013

equipe de arquitetura: Isabella Leonetti, Pierina Piemonte, Barbara Pereira

A Nespresso é conhecida mundialmente pelo comércio de café, e é cliente da LPA desde 2011. Trabalhamos com a empresa em diversos tipos de projetos, desde as principais Boutiques até móveis especiais. No final de 2012, fomos convidados pela Nespresso para projetar, em São Paulo, o primeiro centro de treinamento especializado das Américas. A ideia foi transformar os espaços da Boutique Bar, contextualizando a riqueza dos tempos áureos do café para servir de apoio cultural à capital paulista, e criar quase um museu sobre o grão.
O projeto para o espaço partiu do processo de retrofit da casa existente, e teve como maior desafio utilizar os conhecimentos e padrões dos demais projetos da Nespresso para criar um espaço na mesma estética geral das demais lojas, porém completamente diferenciado. A equipe precisou envolver-se na história e nos treinamentos do café para captar a melhor disposição do espaço e de seus elementos, e conceber um espaço que se apresentasse como uma “Boutique nacional”. Quem visitar o local poderá vivenciar os cinco sentidos contados através e por causa do café; o visual impressiona e encanta desde a entrada, misturando o prestígio da madeira e o brilho da laca. Os pontos de cor vêm dos produtos da marca, modernamente dispostos, desde os balcões e mesas modernas até os painéis que contam a história da marca e do próprio grão; o tato, o paladar e o olfato são dominados pelo café, que é exposto em suas diversas etapas, desde a cereja até a xícara de Espresso; para completar, música ambiente, que torna a experiência ainda mais incrível.
O projeto se dá como uma experiência aos visitantes, seja pelo layout, que visa contar a história do café, seja pela interatividade do espaço com o usuário. O ponto principal desta interação é a mesa digital localizada no centro do saguão principal, na qual os visitantes descobrem mais sobre cada cápsula de café ao colocá-las sobre a mesa. Um dos destaques do espaço fica para a área de sustentabilidade da Nespresso que, além de outras iniciativas, contempla a reciclagem de cápsulas de café, onde o visitante pode depositar as suas já usadas e ajudar na preservação do meio ambiente. Ao final da visita, o barista servirá um Grand Cru da marca. No pavimento superior, inteiro dedicado a situações especiais, um bar remodelado dá suporte aos treinamentos. O resultado é um espaço inovador, dinâmico e elegante.