Skip links

5 aplicativos para facilitar a vida do arquiteto

Ter o mundo na palma da mão é uma realidade eminente. Você se lembra, por exemplo, da última vez em que precisou ir a um caixa eletrônico para realizar uma transação bancária? Mas deve se lembrar de quando teve de esperar chegar na frente do computador para abrir um projeto no CAD ou para desenhar uma ideia que surgiu repentinamente. Ou até de quando pegou em uma trena para medir um espaço.

Longe de querer transferir todas as tarefas feitas no desktop para os smartphones – quem sabe em um futuro próximo? -, os aplicativos chegam para facilitar a vida daqueles que, um dia, tiveram apenas a prancheta e o lápis para criar, assim como a inteligência artificial veio para transformar a arquitetura – e tantas outras profissões – desde figuras como João da Gama Filgueiras Lima, o Lelé, “o arquiteto onde a arte e tecnologia se encontram e se entrosam”, como diria Lucio Costa.

Pensando nisso, garimpamos os cinco aplicativos queridinhos da lista dos inúmeros apps que surgem com cada vez mais frequência nas lojas virtuais e que vão te ajudar em cada etapa de desenvolvimento dos projetos.

Para visualizar

Disponível para iOS e Android, o Autodesk A360 permite que você baixe e navegue detalhadamente em mais de 50 formatos de CAD e desenhos 2D e 3D diretamente no seu smartphone. E mais: o app – gratuito em sua versão mais simples – permite ainda revisões, marcações e o acompanhamento do status do projeto em tempo real. O armazenamento dos arquivos é feito em nuvem, facilitando acompanhá-los e compartilhá-los.

Para desenhar

O Autodesk Sketchbook é aquela ferramenta indispensável àqueles que não têm hora para esboçar. São diversas opções personalizáveis de pincéis, lápis e marcadores, recursos que transformam a câmera digital em uma espécie de scanner, réguas e gabaritos de elipse para linhas precisas e ferramentas de traçado preditivo e simetria em versão gratuita para download.

Para iluminar

Identificar a incidência da luz solar nas plantas ficou mais fácil com o Sun Seeker, que utiliza a própria câmera do celular para mapear o sol durante cada hora do dia nas quatro estações do ano por meio de um GPS e um magnetômetro. Disponível para iOS e Android em versão paga.

Para colorir

Em versão paga, o myPantone, da Pantone LLC, disponibiliza uma variedade de Pantones, incluindo as tendências, para criar novas paletas e ainda compartilhá-las com os outros usuários. O app também captura e extrai cores de fotos da biblioteca ou diretamente da câmera do smartphone e as ajusta à Pantone mais próxima. Para iOS e Android.

Para organizar e gerir

Bem conhecido no mercado, o Trello é uma ferramenta bastante intuitiva e versátil para gerenciamento de projetos individuais ou de equipe. Os boards personalizáveis podem ser acessados por navegadores e aplicativos compatíveis com os sistemas operacionais do Google, do iOS, do Windows e do Kindle Fire em versão gratuita, embora alguns recursos sejam pagos.

Leave a comment

Este website utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário.